A solidão por trás da tela do WhatsApp

As pessoas se encontram em um mundo cada vez mais carente de atenção, contato, amor e carinho. Ligam o tanto faz para cuidar das relações, como namoros, amizades e relacionamento familiar. Muitas veem as conversas no WhatsApp como um botão escape para essa solidão. Passam tempos, horas conversando com uma pessoa do outro lado.

Nem sempre são pessoas que conhecemos, fazemos amigos virtualmente para suprir essa carência dentro de nos. Pessoas ao nosso lado sempre ocupadas com a correria do dia a dia nem reparam na gente e na necessidade de termos alguém por perto para apenas perguntar como está sendo o seu dia.

As pessoas se acostumam a ficar até mais tarde no escritório, a alienar-se ao celular e esquecer quem está a sua volta, acostumam-se a ficar horas na marginal, se acostuma com os relacionamentos líquidos, com os términos pelo celular, ou uma mensagem no WhatsApp de que não dá mais.

Nos acostumamos a cochilar nos filmes de tanto cansaço, nos acostumamos a passar horas trabalhando, respondendo e-mails nos fins de semana. A sociedade está se acostumando a passar corretivo na vida se algo deu errado, fingir que está tudo bem, ficar de luto saiu de moda. Nos acostumamos a comer coisas rápidas, fast foods pois não encontramos tempo de ir a cozinha e fazer uma comida.

Nos acostumamos a postar fotos parecendo estar felizes mas na realidade estamos tristes querendo apenas receber umas curtidas, uns corações para percebermos que existe pessoas que gostam de nós. Nos acostumamos a odiar o nosso trabalho, a odiar a segunda-feira e contar os dias para os finais de semanas. Queremos urgência em tudo, nos tornamos escravos das mensagens, vemos que a pessoa recebeu a mensagem e se não a respondeu na mesma hora nos chateamos. A chateação é maior pois ninguém é tão ocupado que não possa responder em alguns segundos.

O amor tem sido pouco e mesmo assim nos acostumamos, nos acostumamos se a outra pessoa diz que está sem tempo para lhe ver, ou que apenas aos sábados está disponível para você. A correria do dia a dia causa solidão e temos nos contentado com uma mensagem de desculpas, conversas no Whatsapp, do que pessoalmente. Nos acostumamos a se amarrar na rotina e viver apenas quando dá tempo, e cada vez mais a gente quase nunca tem tempo.

O tanto faz

Nós enviamos uma mensagem para alguém e a pessoa do outro lado a recebe, a mensagem é entregue, lida e a pessoa não responde. Seria a correria do dia a dia ou o tanto faz ¿ Tudo bem a correria, o mundo anda mesmo uma loucura, trabalhamos, trabalhamos e não recebemos como queríamos, daí então trabalhamos mais, fazemos horas extras, trabalhamos feriados, esperando uma bonificação e nada. Daí trabalhamos mais para poder tirar algumas férias.

  • Justificativa: Enviamos novamente uma outra mensagem, esperando a pessoa responder. Novamente a mensagem é visualizada e ignorada. Tudo bem acontece ele deve estar no trabalho, ou academia, ou faculdade estamos numa sociedade em que todos possuem rotinas trabalhos e não possuem tempo.
  • Solidão: Nunca o nosso mundo possuiu tantos recursos de comunicação e eficácia e foi tão dramática a solidão e o vazio. A mensagem visualizada e ignorada pela outra pessoa foi o mesmo que dizer “tanto faz”. Então pensamos o que fizemos de errado, ou melhor o que temos de errado?
  • Indiferença: Nunca antes visto a indiferença disfarçada pela tecnologia. Não é o ódio, o estresse, os xingamentos, nem a ofensa que apaga do coração qualquer afinidade pela outra pessoa, mas sim o que entristece a alma e que afoga nossos sentimentos é a indiferença. 

Não aceite desculpas, não dê desculpas de falta de tempo, não se acostume a tudo errado, faça diferente demonstre amor mesmo que ninguém demonstre, sorria mesmo que ninguém sorria. Acredite no ser humano e seja diferente, não seja o tanto faz de alguém nem faça ninguém se sentir assim.

Tags: , , ,

Category: Dicas WhatsApp