Como lidar com a falta de privacidade no WhatsApp?

Você já deve ter visto alguém que sofreu com a falta de privacidade do Whatsapp ou mesmo você já sofreu com esse desfalque. Fotos que caem na rede e são compartilhadas indevidamente trazem pra gente essa insegurança e falta de confiança nos meio de comunicação como Whatsapp.

Com perfis nas redes sociais é possível saber como as pessoas estão, depoimentos, seus relacionamentos. Cada vez mais a exposição dessas pessoas tem sido frequentes nas redes. Os famosos já sofrerem com essa falta de confiança na rede. Eles são pessoas públicas mas mesmo assim sofrem com isso, por terem seus dados, fotos inadequadas divulgadas.

Somos obrigados a compartilhar nossas informações pessoas ao atualizar os termos de privacidade do Whatsapp, mesmo que disséssemos não o aplicativo não deixa que o utilizamos então pois é automático. Tem acontecido também com muitos famosos o suicídio virtual, quando roubam suas redes sociais muitos não voltam a ter, acabam abandonando esse instrumento.

O Whatsapp sofreu uma atualização em agosto com uma nova política de privacidade de compartilhamento de dados com o Facebook mesmo que você não queira, não é opcional. Mediante esse consentimento será possível receber recomendações de amizades de contatos do Whatsapp.

Casos

Temos como exemplo o caso do cantor Cristiano Araujo, que se espalhou rapidamente pelos grupos de Whatsapp suas imagens e vídeos de sua morte, médicos e enfermeiros incompetentes e incoerentes o filmaram e divulgaram. Pior ainda é que as pessoas ficavam compartilhando isso nas redes, e se tornavam instrumento ruim desses incoerentes.

Os famosos prints também são casos de falta de privacidade, que nos submetem a situações complicadas, como não confiar na pessoa que está do outro lado pois ela pode usar sua mensagem contra você para algo terrível.

As redes sociais, assim como o Google sempre estão pedindo sua localização e isso é bastante perigoso, vários artistas comentam que sentem medo pois já foram assaltados por causa desse meio de divulgação.

Muitas pessoas se aproveitam dessas mancadas na internet e pela falta de privacidade criam sites para divulgações desse prints de conversas.

Casos pesados de jovens menores de idade que tiveram suas imagens divulgadas. Ou o então caso de uma jovem que se suicidou após ter a conversa compartilhada em um telão da faculdade.

Casos também comuns são de vídeos íntimos sexuais compartilhados em grupos. Esses suicídios na maioria dos casos acontece com as mulheres que se sentem traídas pelos namorados ao compartilharem a intimidade nessas conversas.

Fique Atento!

Para que você não seja mais um a contribuir para esses diversos casos citados, ou mesmo seja quem sofre com a falta de privacidade siga alguns passos:

  • Não clique em links desconhecidos que te mandarem via mensagem no Whatsapp;
  • Não compartilhe imagens, essas imagens ruins, não ajude isso a se propagar pela internet;
  • Certifique-se com quem está conversando;
  • Cuidado com os assuntos ou fotos divulgadas a outra pessoa;
  • Não confie nessa ferramenta para compartilhar dados pessoais.

O desconforto de ter essas fotos, mensagens publicadas deve ser enorme. Mas a falta de privacidade vai além desses fatos citados. A falta de privacidade se resume também na imagem que as pessoas querem fazer de você, muitas nem te conhecem de forma correta mas imaginam que você seja de tal forma e repassam essa informação errada. A falta de privacidade tem se tornado um problema mas se tomado as medidas corretas e os cuidados podemos nos adequar e talvez nunca seremos submetidos a tal constrangimento.

Tags: , , ,

Category: Dicas WhatsApp