Grupos de WhatsApp: Cuidados a serem tomados

Você é do tipo que atura muitos grupos de WhatsApp, incluindo o grupo da sua família, pois se você sai eles sempre te colocam de volta? Então você está junto com mais de milhares de pessoas que odeiam grupos de WhatsApp. Alguns grupos são criados com objetivo e precisamos desses grupos para receber informações, outros sem qualquer objetivo apenas pela zoeira e bagunça de colegas. Mas vem a pergunta, qual o real objetivo dos grupos?

Existem também aqueles que amam os grupos que participa de todos, comenta, manda fotos, motivacionais, bom dia, boa tarde; está sempre ligado com a galera. Mas pessoalmente se sente travado ao conversar em uma rodinha de amigos.

Há também aqueles grupos de fãs de diversos lugares do país, DDDs dos mais variados, que se juntam para falar do amor em quesito por tal artista, ator, cantor. Esses grupos são os mais lotados, as pessoas se conhecem fazem amizade se relacionam.

Já é algo tão comum os grupos de Whatsapp que as pessoas nem te perguntam se você gostaria de participar ou não. Se sentem no direito e te colocam, invadindo talvez a sua privacidade, ou difamando sua moral o colocando em grupos desrespeitosos. Quais os limites¿

Objetivos e Cuidados

Para você sentir a necessidade de entrar em um grupo é necessário que este possua critérios e objetivos com um tema bem definido para que não seja algo chato e cansativo.

  • Para manter ordem nos grupos primeiro é necessário que se possua um objetivo, uma finalidade para o surgimento do tal. Com esse objetivo atraímos pessoas e as adicionamos com o mesmo objetivo e interesse a respeito do grupo.
  • As informações conforme sua necessidade, devem ser transmitidas de forma respeitosa, evitando que a moral do outro seja atingida.
  • Utilize esse espaço de maneira proveitosa como uma troca de ideias, aumentando assim o seu conhecimento.
  • Quando o assunto se referir a apenas um integrante do grupo é preferível que diga no privado somente a ele, não causando assim nos outros a curiosidade e a inadequação do assunto.
  • Evite textos longos, as pessoas não leem é comprovado, mande coisas objetivas, se tiver algo a ser compartilhado muito grande o recomende e indique o link. Se o assunto interessar a alguém ela irá procurar o link.
  • Evite imagens, vídeos ofensivos. Isso nem precisamos questionar muito, não é nada engraçado mandar pornografias ou imagens preconceituosas para as pessoas que não concordaram com você e sua opinião.
  • Evite assuntos polêmicos nos grupos, como política, futebol e religião.
  • Seja um colaborador do grupo otimista, sem chavões como “o grupo morreu”, “até as moscas saíram daqui”.
  • Se houver algum mal-entendido no grupo que isso se resolva fora dele não juntamente com outras pessoas que não precisam saber dessa discussão.
  • Dependendo do tema do grupo olhe a faixa etária, se é recomendado para crianças ou idosos.
  • Por fim lembrar que os participantes que o WhatsApp é de conhecimento público e que injurias calunias e difamações podem acarretar processos judiciais e punições.

Os grupo podem ser sim algo interessantes, se respeitarem os critérios as regras para manterem uma boa comunicação com seus membros, você pode conhecer pessoas fazer novas amizades se sentir à vontade para compartilhar notícias boas e ser um bom integrante comunicativo mas com limites.

Tags: , , ,

Category: Grupos WhatsApp