O novo golpe do WhatsApp – Vídeo Chamadas

Como sempre existem aquelas pessoas que nunca usam os aplicativos da maneira correta. Com o WhatsApp não é diferente. Quanto mais atualizações no aplicativo, mas alternativas de alterar e usa essas atualizações do modo incorreto vão surgindo. E então agora inventaram o novo golpe do WhatsApp.

Muito além do que você pode imaginar, as pessoas que maquinam o mal pensam. E você precisa estara atento aos problemas que essas pessoas vêm gerando para garantir sua segurança. Há alguns meses atrás o WhatsApp começou a criptografar as conversas, que significa mantê-las secretas de ponta a ponta.

Tudo isso feito para prevenir que pessoas que estavam acessando seus dados importantes fossem bloqueadas deles. E isso é muito mais complexo do que você imagina, pois pode gerar processo a invasão de privacidade na vida de uma pessoa.

O problema da espionagem foi resolvido e agora aqueles que querem prejudicar e golpiar os internautas estão inventando mais coisas para atrapalhar o bom andamento das redes sociais. Qual é a intenção deles com tudo isso não sabemos mas é sempre importante se prevenir.

Qual é o novo golpe do WhatsApp então?

Dessa vez os mal intencionados pensaram em uma nova atualização além daquilo que os próprios fornecedores pensaram. O recurso de vídeos chamadas do WhatsApp. É claro que existe sim uma grande chance de daqui um tempo obtermos esse recurso.

Mas muito além disso, recursos assim precisam ser projetados, analisados e supervisados, para que a qualidade do serviço seja a melhor possível. Olhando por esse parâmetro já dá para perceber que não é agora que iremos ter essa vantagem. O golpe afeta dispositivos de Android, iOS e até mesmo o BlackBerry.

Funciona assim: Você recebe uma mensagem, que vem com um link, pedindo para que você clique nela, e ela gera uma falsa atualização das vídeos chamdas do WhatsApp. Após o arquivo ser executado, ele irá te informar que para fazer a atualização da maneira correta, é necessário compartilhar.

Nessa ideia de compartilhamento, além de cair no golpe, você ainda envia para 5 contatos e 5 grupos, levando seus amigos a cairem também. Fora que dependendo a quantidade de pessoas do grupo que você mandar, irá atingir pessoas em maior quantidade.

Isso faz com que muita gente fique por dentro e acabe caindo na ideia do golpe. Depois disso tudo o seu celular irá ter baixado outro aplicativo sem que você perceba.

Esse segundo aplicativo é que vai te prejudicar. Após ter pego algumas informações básicas suas e necessárias para eles, o aplicativo hacker irá ter informações de todos os seus contatos e automaticamente o cadastro do seu número em locais de mensagens pagas. Aumentando ou criando contas para o seu número.

Esse é somente um das centenas de golpes aplicados via WhatsApp. É sempre bom ficar de olho aberto para não cair. São mais de 10 mil as vítimas afetadas por esse golpe.

Como não cair no golpe?

E se você não foi uma das vítimas do novo golpe do WhatsApp, que bom, vamos agora as dicas de como prevenir se enganar com esse tipo de problema. Pontuamos algumas ideias pra você ficar esperto.

  • Não saia clicando em tudo que receber
  • Analise a coerência de frases, alguns golpistas cometem até erros de português)
  • Verifique se a atualização chegou de qualquer pessoa, geralmente se for dos servidores a mensagem não vai chegar de um remetente qualquer
  • Pesquise sobre o assunto, na internet vai encontrar informações sobre a veracidade
  • Pergunte as pessoas ao seu redor sobre a informação
  • Se observar alguém compartilhando algo não confiável, peça a pessoa para tomar cuidado

É vantagem para o WhatsApp novas atualizações, então a própria empresa será a primeira a divulgar, não se preocupe, com certeza você ficará sabendo. Na maioria das vezes o WhatsApp atualiza e ninguém avisa, o recurso só aparece. Fique atento a qualquer ideia que não pareça confiável, e verifique a fonte do fato

Tags: , ,

Category: Dicas WhatsApp