Sociedade alienada ao uso do WhatsApp

Você já deve ter chamado atenção de alguém que não sai do celular em uma reunião de amigos, uma festa, uma saída a um restaurante, ou a mesa jantando com familiares. Ou melhor você era esse alguém. Alienados a uma tecnologia rápida pratica que esconde você de uma pessoa a distância, fazendo você ser capaz talvez de perder a vergonha e mandar um nudes, pelo prazer e satisfação que a tecnologia nos traz.

Estamos em uma geração chamada de geração “Z”, que envia em média por dia 206 mensagens, três vezes mais que a geração dos anos 80 em que a tecnologia não era comparável a de hoje. Esse grupo é formado de nascidos entre fim de 1990 e 2000.

Podemos dizer que essa galera é conhecida por seu status sempre “disponível” que responde mensagens a todo instante, e para eles separar a vida real da vida digital não faz sentido algum, ambos se entrelaçam se correlacionam. Esses garotos e garotos se esbaldam em seus Smartphones, e muitos nem passaram pela geração de se ter um computador.

Mas será que esse objeto de alienação é visto apenas como salvador da pátria, pois facilita muito as relações ou tem suas características contra e ruins pois pode afetar as relações não virtuais, mas sim as relações presenciais pois a temos deixado um tanto quanto de lados para responder de imediato quem não está tão presente.

Malefícios do WhatsApp

Gostaríamos muito de acreditar que existe somente a “versão boa” do Whatsapp no que se refere a dinamização desse aplicativo, mas o problema é que existe sim muitas pessoas que fazem uso dele para prejudicar outras pessoas, como namoros, amizades, marcam encontros com desconhecidos e que podem acabar em morte, fazem ameaças, mentem etc.

Isso sem falar dos relatos de “bullyng” que ocorrem através dessa ferramenta. As pessoas por acharem que estão “escondidas” acabam machucando outras pessoas atrás desse mundo virtual, essas pessoas são vistas sim como criminosas.

  • Vicio: Se não utilizado de forma correta gera um vício fora do padrão, tirando sua relação com o mundo exterior.
  • Falsas identidades: Às vezes nos sentimos muito à vontade com o Whatsapp e é preciso de cuidado pois muitas vezes quem pensamos estar do outro lado da tela pode não ser a mesma pessoa.
  • Roubos de contas: Há uma falha de rede que vem acontecendo, e vídeos vem sendo postados sobre como roubar a conta de outras pessoas.
  • Troca de dados pessoais: É necessário cuidado com essa ferramenta pois o roubo de seu aparelho, ou conta pode ocorrer e seus dados estarem ali.

Benefícios do WhatsApp

Em contrapartida é um meio que liga pessoas de diversos lugares do mundo, através do grupos ou mesmo no privado. Um meio facilitador de comunicação rápida e fácil.

  • Comunicação instantânea: Possível compartilhar e receber notícias que ocorrerão no mesmo segundo do outro lado do mundo.
  • Fóruns ou grupos: Utilizados para compartilhas ideias, discutir sobre elas, fazer pesquisas, ou mesmo vender produtos do mercado.
  • Rede de relacionamento: Muito utilizado hoje em dia para namoros a distância, o Whatsapp permite ligações, vídeos entre outros para você se sentir pertinho da pessoa amada.
  • Economia: O Whatsapp é sim uma grande economia, você consegue fazer ligações não gastando nada apenas no seu Wi-fi ou dados dos celulares, o que sairia muito caro se fosse uma operadora para outra por exemplo 

Contudo é necessário um cuidado com esses tantos benefícios, pois eles são tão bons que podemos cada vez mais nos alienar a eles e não nos relacionar mais com quem está ao nosso lado, a nossa mesa. Devemos dar carinho e atenção para quem ainda se vê ao nosso lado.

Tags: , , , ,

Category: Dicas WhatsApp